terça-feira, 8 de maio de 2012


Teóricos absolutistas

            Durante os períodos das monarquias absolutistas muitos filósofos desenvolveram teorias e muitos deles chegaram a escreverem livros defendendo o poder dos reis. Dentre esses filósofos, vale destacar:

-Jacques Bossuet – Nasceu na frança e foi um dos principais teóricos do absolutismo. Para Jacques, o rei era o representante de Deus na terra, e ninguém (camponeses, nobreza e clero) poderia contestar e desobedecer a suas ordens. Foi o autor da teoria sobre "O Poder Divino Dos Reis"                                       
            
-Nicolau Maquiavel -  Nasceu na Itália e ficou conhecido por defender a visão de que o monarca deveria ser violento e falso, se necessário, para manter o poder. Ele era bastante criticado e diversas pessoas o criticaram, dizendo que era desprovido de moralidade. Porém, outras diziam que foi um dos únicos a entender o mundo político e que teve coragem de descrevê-lo como realmente é. Nicolau escreveu o livro “O Príncipe” que falava de uma maneira geral como os príncipes e monarcas deveriam se comportar em relação ao poder e ao governo.
        
-Thomas Hobbes – Nasceu na Inglaterra e dizia que os homens em seu estado natural viviam como selvagens e para evitar a aniquilação total da espécie, resolveram "abrir mão de seus poderes e direitos" em prol do desenvolvimento e da administração absoluta do Estado sobre a população e outras classes. Foi o autor de "O Leviatã"


Por Ronan Garcez e Marlon 7ª C

Nenhum comentário:

Postar um comentário