terça-feira, 8 de maio de 2012

Estados Nacionais

Estados Nacionais


Características:
A presença do mercantilismo;
O poder absoluto concentrado na mãos do rei;
 A aliança entre o rei e a burguesia:

 qual trazia benefícios para ambos; os burgueses precisavam de mais liberdade comercial e mais proteção alfandegária contra as importações. Os  reis viram que o aumento de produção nacional gerava mais impostos e, dessa forma, passou a apoiar a produção nacional e a cobrar impostos impensadamente. Além disso, os burgueses ajudaram os reis na tarefa de acabar com as rebeliões, financiando e equipando o exército nacional, emprestando dinheiro, etc.
Podemos concluir que:
Apesar de o Estado Nacional visar principalmente ao benefício dos nobres e do próprio rei, pode-se perceber claramente que a burguesia também foi bastante beneficiada, mesmo que indiretamente, a ponto de mais tarde transformar-se na principal classe social do mundo moderno. Como o mercantilismo dedica suas atenções ao mercado, obviamente a burguesia não ficaria de fora dos acontecimentos, pois é ela quem dedica-se inteiramente ao comércio e indústria (manufatureira). "A centralização econômica, o protecionismo e a expansão ultramarina engrandeceram o Estado feudal tardio, ao mesmo tempo que beneficiaram a burguesia emergente. Expandiram os rendimentos tributáveis de um, fornecendo oportunidades comerciais à outra". Sendo assim, os únicos que não conseguiram benefícios foram os camponeses, as classes mais baixas.
Porém, quem dominava o Estado absolutista ainda era a nobreza feudal, que, depois de terminado o seu domínio daria lugar a burguesia que estava disposta a fazer uma grande revolução na qual, obviamente, ela seria a grande beneficiada.
Abaixo estão alguns vídeos sobre o Absolutismo e sobre os Estados Nacionais:

Absolutismo -


Estados Nacionais - 


Por Yveline Vasconcelos e Natália Padilha 7ª C

Nenhum comentário:

Postar um comentário