terça-feira, 8 de maio de 2012

Estados Nacionais

Os Estados Nacionais foram formados durante um período da história europeia compreendido na Baixa Idade Média. Essa formação se baseou na unificação dos diversos países e regiões europeias com suas respectivas populações diante de um único líder que trouxesse maiores taxas de desenvolvimento para aquela nação, em concorrência com os territórios próximos. Ela teve a sua partida logo após o fracasso do objetivo da Igreja de Roma em unir todo o continente sobre a sua conduta, fato que, certamente, criou muitas polêmicas e oposições. Esse grande intuito em agrupar essas regiões, na verdade, visava um fortalecimento político, econômico e social geral dentre esse contexto. Esse territórios compunham a chamada "Colcha de Retalhos", que caracterizava o mapa político europeu da época.

A partir dessa grande valorização de líderes para a administração desses Estados Nacionais, a prática de governo começou a adquirir características de grande centralização, originando o absolutismo, caracterizado justamente pelo "poder absoluto" do rei ( líder ), controlando tudo e todos dentre os diversos espaços e áreas correspondentes ao seu país.
Sobre vários outros aspectos, esse poder adquirido pelos reis não teria sido alcançado se  burguesia não interferisse, oferecendo impostos e apoio político à estrutura real,  fato que  fortaleceu e favoreceu consideravelmente tanto o surgimento quanto o fortalecimento do absolutismo e dos próprios Estados Nacionais.

Por Victor Arthur Soares Costa Araújo 7ª C

Nenhum comentário:

Postar um comentário