segunda-feira, 7 de maio de 2012

O absolutismo foi um sistema político e administrativo que predominou em países da Europa como Portugal, Espanha, França e Inglaterra, durante o período do Antigo Regime, entre os séculos XVI e XVIII. Visava o controle absoluto dos reis sobre a política, a economia e até sobre a religião, enfim o controle total da sociedade.
Esse sistema foi impulsionado pela burguesia que tinha interesses comercias e econômicos, como a criação de uma única moeda nacional, unificando e proporcionando ainda mais as relações mercantis. Os comerciantes e burgueses ofereciam impostos ao rei regente, garantindo apoio político e financeiro, o que possibilitava o crescimento da influência real. Além disso, o mercantilismo predominante na Europa  proporcionou o acúmulo de capitais e metais preciosos que contribuíram para o desenvolvimento dos países. Foi a época do predomínio do Metalismo, da Balança Comercial Favorável, do Protecionismo e do Pacto Colonial, estratégias que sofreram alterações de acordo com o país no qual foram adotadas na época.
Dessa maneira os reis conseguiram tamanho poder que deu inicio a uma grande "reforma/revolução" dentro do contexto nacional. Assim, os reis passaram a tomar decisões sem o consentimento de qualquer outra classe social ou instituição nacional. A criação de novas taxas e impostos e até a interferência na religião, foram medidas que tinham como objetivo o fortalecimento do poder real. Foi notável a soberania e hegemonia de poder atribuídos aos reis, que utilizavam-se da violência de seus exércitos para extorquir a humilde população e punir os contrários ao regime.

Dentre os principais reis e rainhas absolutistas estão:

*Henrique VIII - Dinastia Tudor: governou a Inglaterra no século XVII
*Elizabeth I - Dinastia Stuart: rainha da Inglaterra no século XVII
*Luis XIV - Dinastia Bourbon: conhecido como Rei Sol - governou a França entre 1643 e 1715.
*Fernando e Isabel - governaram a Espanha no século XVI.


A imagem ao lado faz referência à Luis XIV, também conhecido como Rei Sol. Ele foi o rei absolutista que mais se adaptou ao regime. Utilizava a famosa frase, "O Estado Sou Eu", para caracterizar o seu total domínio sobre os assuntos políticos, econômicos e sociais do país. Costumava dirigir o seu império com medidas violentas, sempre com a presença do exército, porém dava grande apoio e assistência à nobreza e ao comércio.
Essa forma de governo despertou a indignação das classes sociais menos favorecidas, aqueles não pertenciam à burguesia, à nobreza ou ao clero. Para tentar diminuir a insatisfação, alguns pensadores, que passaram a ser conhecidas como "Teóricos do Absolutismo", começaram a criar teses para explicar a razão da existência do governo absolutista e internalizar essas explicações no povo. Essas teses priorizavam o governo e o seu rei, protegendo-os. Defendiam que era necessário um Estado forte para controlar e disciplinar a sociedade.

Por Victor Arthur Soares Costa Araújo 7ªC

8 comentários:

  1. Adorei a explicação,
    muito informativa e importante.
    Para quem for pesquisar sobre o assunto eu recomendaria este site, pois ele possui uma boa explicação.

    Por: Rebeca Agnes 7ªc

    ResponderExcluir
  2. A explicação está muito detalhada sobre o Luis XIV, eu detalharia mais sobre os outros reis absolutista. Mas fora isso, a explicação está ótima.

    Por: Paula Andrade 7ªC

    ResponderExcluir
  3. Ótima explicação em seus textos.
    Você apresentou Frases importantes e novas sobre o absolutismo o que deixou seus textos informativos.

    Por: Mitsuo watanabe neto 7ªc

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ! seus textos foram muito bem detalhados ,o que mais gostei foi da explicação perfeita sobre Luis XIV sobre seu domínio e sobre teses feitas por conta do que ocorreu . Show !

    Por Maria Clara Silva Nascimento Carvalho 7ªC

    ResponderExcluir
  5. Ò texto está ótimo, mas não devemos deixar de mencionar que o Metalismo e o Absolutismo "andam sempre juntos", e que, com o metalismo, o rei passou a acumular cada vez mais poder, se tornando soberano 'de tudo e de todos'.

    Francesca

    ResponderExcluir
  6. Adorei a explicação,
    estava muito informativa

    Por: Rebeca Agnes 7ªc

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do texto , pois está bem explicado. Principalmente a parte em quer falar de Luis XIV que foi conhecido como O Rei do Sol . ( Mayara Lima - 7°C )

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante, tudo bem detalhado,deixa bem claro os feitos dos reis naquela época, e nos deixa também a informação que a burguesia estava interessada nos na economia e no comércio absolutista, principal e mais detalhada parte também, a qual se trata dobre Luis XIV
    Aluna : Monique Arbués, 7ªC

    ResponderExcluir