terça-feira, 8 de maio de 2012


O Absolutismo e os Estados Nacionais

Na Europa Medieval, o poder político ficou dividido durante séculos. Cada feudo tinha as suas leis e seu governo. Cada senhor feudal era a única autoridade do feudo e o seu poder estava baseado na força do costume e na força militar de cada um.

Nos séculos XV e XVI surgiram os Estados Nacionais. Com isso, a autoridade dos reis cresceu muito. Mais tarde, o modo de governo do qual os reis se utilizavam, caracterizado pela cobrança impostos, criação de leis sem o consentimento de ninguém, além da centralização política e econômica em suas mãos, começou a ser denominado por “absolutismo”. Em síntese, os reis se encontravam acima de tudo e todos, impondo sua influência diante todos os poderes jurídicos e relações econômicas.






Uma das principais características desse estilo governamental foi a grande repressão proporcionada pelos reis, impedindo revoltas e o direito de expressão, através do uso da violência e da força, sempre com a presença do exército. Por outro lado, estava o favorecimento e o 
apoio à nobreza, que tinha todos os seus desejos atendidos pela figura real.


Por Maria Camila e Aline Sampaio 7ª C

Nenhum comentário:

Postar um comentário